Robô aprende a andar 'imaginando' a tarefa

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, se inspiraram na maneira como as crianças humanas aprendem a andar para criar um robô. Chamado de Darwin, ele tem o tamanho de uma pequena criança e usa redes neurais artificiais para imaginar como deve ser se levantar e caminhar antes de realizar a tarefa.

Os algoritmos imitam a forma como a aprendizagem acontece no cérebro humano. Para aprender a levantar o corpo, por exemplo, primeiro o robô executa uma série de simulações, para treinar a rede de aprendizado profundo. Os pesquisadores comparam a tarefa com um "processo imaginário".
"Ele pratica a simulação por cerca de uma hora. Então, na hora em que aprende, não erra", explica Igor Mordatch, um dos responsáveis pelo estudo.


Confira o robô em ação:



 

Segundo os cientistas, no futuro a técnica pode ser útil para qualquer robô que trabalhe em ambientes reais, especialmente aqueles que precisam se movimentar de maneira mais delicada. 

via TechnologyReview 

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ