Robô aprende a andar 'imaginando' a tarefa

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, se inspiraram na maneira como as crianças humanas aprendem a andar para criar um robô. Chamado de Darwin, ele tem o tamanho de uma pequena criança e usa redes neurais artificiais para imaginar como deve ser se levantar e caminhar antes de realizar a tarefa.

Os algoritmos imitam a forma como a aprendizagem acontece no cérebro humano. Para aprender a levantar o corpo, por exemplo, primeiro o robô executa uma série de simulações, para treinar a rede de aprendizado profundo. Os pesquisadores comparam a tarefa com um "processo imaginário".
"Ele pratica a simulação por cerca de uma hora. Então, na hora em que aprende, não erra", explica Igor Mordatch, um dos responsáveis pelo estudo.


Confira o robô em ação:



 

Segundo os cientistas, no futuro a técnica pode ser útil para qualquer robô que trabalhe em ambientes reais, especialmente aqueles que precisam se movimentar de maneira mais delicada. 

via TechnologyReview 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ