Robô 'come' água poluída e a transforma em eletricidade

Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, desenvolveram um robô aquático capaz de transformar a água poluída em eletricidade. Chamado de Row-Bot , ele se 'alimenta' de micróbios e os transforma em energia graças a uma célula de combustível microbial que contém em seu interior.

A célula, chamada MFC, costuma metabolizar a matéria orgânica, transformando-a em dióxido de carbono e água. Os cientistas descobriram, no entanto, que ao mantê-las longe do oxigênio, elas produzem dióxido de carbono, prótons e elétrons, que podem ser aproveitados para gerar energia.

Reprodução

De acordo com os pesquisadores, o Row Bot pode trabalhar em qualquer tipo de água e, no futuro, ajudar na despoluição de rios, lagos e mares. "A energia gerada excede o necessário para completar o acionamento mecânico necessário para reabastecer o robô", explica a equipe responsável pelo projeto.

Via Discovery

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ