Robô consegue montar cubo mágico em menos de 1 segundo

Você pode não reconhecê-lo pelo nome, mas certamente conhece alguém que consegue montar um Cubo de Rubik. Conhecido também como cubo mágico, o quebra-cabeças ficou famoso entre as décadas de 1980 e 90.

A montagem do cubo é complexa e pode demorar um bom tempo, pelo menos para os humanos. Mas, na última semana, um robô quebrou os recordes mundiais e completou o jogo em menos de um segundo, tempo 10 vezes mais rápido que o do recorde humano.

Em 0,637 segundo, o Sub 1 Reloaded, da alemã Infineon, conseguiu completar o Cubo de Rubik de modo que todas as faces mostrassem a mesma cor. O recorde anterior era de 0,887 segundo e pertencia à mesma máquina, que na época usava um processador diferente. O processo é tão rápido que é difícil vê-lo em velocidade normal. Confira:

A empresa revela que existem mais de 43 quintilhões de combinações de quadrados coloridos possíveis, o suficiente para cobrir a Terra em 275 camadas.

O interessante é que o engenheiro da companhia, Albert Beer, afirma que não projetou o computador para usar o menor número de movimentos, e sim atingir o resultado o mais rápido que conseguisse. Assim, o Sub1 Reloaded fez mais do que os 20 movimentos tradicionais para atingir o objetivo, mas sem interferir em seu tempo.

Via Seeker

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ