Root Robô

Robô de alunos da Harvard ensina crianças a programar

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveram um robô que ensina crianças a programar. O Root é um robô educacional que pode ajudar pessoas de todas as idades a aprenderem programação. 
O robô em formato de hexágono precisa apenas de um iPad e uma lousa branca para começar a ensinar de maneira lúdica. Segundo a equipe responsável pelo projeto, as crianças aprendem enquanto mostram ao Root como interagir com o mundo. Para deixar os pequenos entretidos o maior tempo possível, o Root pode desenvolver uma série de tarefas.

Reprodução

O idioma utilizado pelo dispositivo é o de gráficos e imagens, utilizando o princípio condicional: se isso acontecer, então faça isso". Unindo blocos com imagens, é possível fazer o robô andar, tocar algumas notas e até criar uma competição entre dois modelos.

Reprodução

São três níveis de dificuldade: ícones gráficos, linguagem de programação voltada para crianças e uso de linguagens de programação reais, como o Javascript. No terceiro nível, é possível, por exemplo, jogar Angry Birds com os robôs.

Educação
Na sala de aula, o Root pode ajudar nas aulas de matemática, ciências e até história, recriando importantes eventos históricos.

Os pesquisadores afirmam que o robô está pronto para a fabricação em larga escala, com custo de cerca de US$ 200. É necessário, no entanto, que alguma empresa se interesse na sua produção. Caso se torne realidade, o Root chegaria ao mercado no meio do ano que vem, dizem os pesquisadores.

Via Wired

Educação Programação crianças
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você