Logo Olhar Digital

Robô japonês facilita a interação com mundos virtuais

Redação Olhar Digital 15/10/2007 15h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Máquina permite tocar e sentir um personagem virtual como se fosse real

Desenvolvido pelo laboratório multimídia da operadora de telefonia NTT DoCoMo, o U-Tsu-Shi-O-Mi é um robô humanóide criado para facilitar a interação entre humanos e personagens virtuais. O sistema é composto pelo robô, um sistema de captura de imagem e um visor usado pelo usuário.

 

Câmeras capturam a cena e substituem a imagem do robô, todo vestido de verde, por um avatar. A cena é, então, exibidida ao usuário através do visor. Movimentos do avatar são reproduzidos pelo robô, e vice-versa: se você levantar o braço do robô, o avatar se move de acordo. O resultado é um personagem tridimensional com o qual você pode interagir como se fosse real.

 

Michihiko Shoji, um dos desenvolvedores do projeto, espera que a tecnologia possa ser comercializada em breve para uso em arcades ou mesmo nos lares. Desta forma, pessoas poderiam interagir com parentes distantes como se estivessem na mesma sala.

Second Life Robótica
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você