Robô passa no teste de autoconsciência; confira

Cientistas do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, realizaram um teste de consciência para verificar se os robôs são capazes de saber quem são. Para a experiência foram escolhidos três Nao, humanoides franceses utilizados em competições de robótica.

Os pesquisadores reuniram os três robôs e apertaram um botão que os silenciava em dois deles. Em seguida, eles foram questiondos sobre quem ainda era capaz de falar. Todos tentaram dizer "eu não sei", mas apenas um deles foi capaz de se expressar. Ao ouvir a própria voz, o humanoide se reconheceu, entendeu que não foi silenciado e respondeu "desculpe, agora eu sei". Tudo isso aconteceu em questão de segundos; Confira:
 

Apesar de parecer uma tarefa simples para um humano, ela é bastante complexa para um robô, que deve ouvir e compreender a questão, ouvir sua própria voz, reconhecê-la e em seguida conectá-la com a primeira questão para formular uma resposta coerente. Exercícios de lógica como esse testam a autoconsciência dos robôs e são essenciais para que as máquinas compreendam seu papel na sociedade.

O trabalho será apresentado em setembro na conferência RO-MAN, no Japão.

Via TechRadar

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ