Robô permite pintar quadros apenas com os olhos; veja o vídeo

Enquanto pesquisas ao redor do mundo trabalham em próteses cada vez eficientes, cientistas da Universidade Imperial de Londres, no Reino Unido, procuram desenvolver um "membro extra". Assim, a equipe do Dr. Aldo Faisal criou um robô controlado pelo movimento de olhos humanos que consegue até pintar um quadro.

Segundo os cientistas britânicos, um sensor rastreia cada movimento do olho humano e os traduz em comandos para o braço robótico. No caso do experimento com tinta, por exemplo, o ato de piscar três vezes faz com que o robô leve o pincel até as opções de cores. Para voltar à tela, basta piscar três vezes novamente.

Já para pintar uma linha reta, é suficiente apenas fixar o olhar no ponto de início e depois no ponto de término. O resultado final não é nenhuma obra de arte, mas demonstra que o sistema consegue reconhecer movimentos sutis dos olhos, mesmo com o usuário a uma distância considerável.

Segundo o Dr. Faisal, o objetivo do estudo é criar soluções práticas para o uso cotidiano. É possível desenvolver uma série de comandos totalmente diferente para o robô, com as mais diversas aplicações domésticas e industriais, por exemplo.

Assista à demonstração do sistema:

Via Techradar

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ