Logo Olhar Digital

Robô simula paciente na cadeira do dentista

Redação Olhar Digital 29/11/2007 16h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Estudantes de odontologia agora podem praticar sem medo de machucar alguém

A Kokoro Company Ltd., uma empresa japonesa, desenvolveu um robô que simula um paciente na cadeira de um dentista, para uso como ferramenta de ensino e treinamento em consultórios de odontologia. O Simroid, que tem a aparência de uma mulher, tem uma dentição completa equipada com vários sensores e pode fazer cara feia, mover os olhos e mãos ou dizer “isso dói!” quando o dentista comete algum deslize com a broca. Os movimentos são resultado de um sistema de músculos pneumáticos, e a pele do robô é de um tipo especial de silicone, projetada para simular a pele humana.

 

A empresa tem experiência em robôs humanóides: no ano passado ela apresentou a Repliee Q1, um andróide com aparência feminina (mais especificamente uma “ginóide”), capaz de respirar, piscar, responder a estímulos e comandos de voz e até reagir se alguém tentar lhe dar um tapa. Outro projeto da empresa é o Geminoid H1, uma “cópia” do Dr. Hiroshi Ishiguro, seu criador, que pode reproduzir os movimentos, expressões faciais e até inflexão de voz do cientista, que espera desenvolver a tecnologia a ponto de ser capaz usá-lo para dar aulas remotamente na universidade onde trabalha em Osaka, no Japão.

Robótica
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você