Será o primeiro passo rumo ao Exterminador do Futuro?
O Exército Norte-Americano colocou em atividade no Iraque as primeiras unidades do robô soldado SWORD (Special Weapons Observation Remote Reconnaissance Direct Action System - Sistema de Armamento Especial, Observação, Reconhecimento Remoto e Ação Direta). A idéia é usar a máquina em missões de patrulha e reconhecimento em áreas perigosas, sem colocar em risco vidas humanas.
O robô é uma variante dos modelos usados há anos em missões de desarmamento de bombas. É controlado remotamente por um soldado que opera um terminal especial de um local seguro, de onde pode ver e ouvir tudo o que acontece ao redor do robô e decidir qual ação tomar.
Os três SWORD em serviço no Iraque são equipados com metralhadoras M249, capazes de disparar 725 tiros por minuto e alcance de 1 Km, mas segundo seu fabricante podem ser equipados com outro armamento se necessário. Os robôs foram declarados como aptos para o combate em 2004, mas só chegaram ao campo de batalha neste mês, após modificações que impedem que eles saiam de controle e permitem seu desligamento remoto instantâneo, se necessário.
Compartilhe com seus seguidores