Saiba o que há de novo na atualização do Android Oreo

O Google liberou nesta quarta-feira, 25, a primeira versão beta do Android 8.1, a próxima atualização do sistema operacional. O novo software não traz grandes mudanças em relação à versão 8, e a tendência é que o usuário comum não perceba alterações, mas cria as fundações para algumas novidades interessantes no ecossistema.

Uma das novidades é o acesso ao Pixel Visual Core. O recurso só vai afetar os usuários do Pixel 2 e Pixel 2 XL. Trata-se do primeiro coprocessador projetado pelo Google, que ainda está inativo em seu novo celular, mas será ativado com a versão 8.1. A tecnologia é usada para processamento de imagem e aprendizado de máquina para melhoria de fotos, e outros aplicativos poderão ter acesso a essa ferramenta.

O Google também introduziu uma API para redes neurais no Android, que dão maiores capacidades de inteligência artificial aos celulares. O recurso pode ser usado, por exemplo, para viabilizar que aplicativos usem funções como classificação de imagens ou compreender seus hábitos para prever comportamentos.

O Android Go, iniciativa anunciada durante o Google I/O voltada para celulares com 1 GB de RAM ou menos também foi um foco com a atualização. A empresa revelou uma série de otimizações para tornar o Android 8.1 viável em configurações Android Go.

Outras mudanças menores incluem melhorias na ferramenta de preenchimento automático, tornando mais fácil para aplicativos de gerenciamento de senhas e outros serviços usem essa função e uma nova API que aplicativos aloquem memória compartilhada para acessar mais rapidamente dados em comum.

O Android 8.1 será distribuído em sua versão final para os usuários em dezembro. Por enquanto, só têm acesso ao novo sistema operacional desenvolvedores e usuários cadastrados no programa de testes do sistema. Por enquanto, só podem fazer o download da versão aqueles que tiverem os Nexus 5x e 6p além dos celulares da linha Pixel do ano passado e deste ano.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ