Firefox

Saiba por que vale a pena testar a atualização mais recente do Firefox

Renato Santino 14/06/2017 15h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A última atualização do Firefox pode ser a oportunidade para você que está descontente com o Chrome experimentar uma alternativa. O navegador da Mozilla finalmente lançou o recurso de múltiplos processos simultâneos, que estava em desenvolvimento há 8 anos, e a versão 54 está sendo chamada de “o melhor Firefox até hoje”, segundo os termos da fundação.

A vantagem dos processos múltiplos é a melhoria de estabilidade. Isso significa que uma aba problemática não vai travar o navegador inteiro, nem o seu computador. É algo que o Chrome já fazia há muito tempo.

A questão que atravancou o projeto por tanto tempo é que esse sistema também causa uma sobrecarga de memória, que é o motivo pelo qual o Chrome também passou a ser acusado de consumir toda a RAM dos PCs. Afinal de contas, cada processo roda o motor de renderização do navegador.

No entanto, a Mozilla diz ter desenvolvido a tecnologia para evitar que haja o consumo de memória excessiva. Para isso, por padrão o navegador limita o usuário a quatro processos simultâneos, o que pode ser ajustado mexendo em configurações. De acordo com a fundação, este é o ponto em que não há excesso de consumo de memória RAM enquanto ainda tira proveito dos processadores com múltiplos núcleos. Para referência, o Chrome abre por padrão um processo novo para cada aba.

Se tudo isso se confirmar, o resultado é um navegador mais leve do que a concorrência. A Mozilla divulgou o gráfico abaixo que, apesar de pouco científico, mostra o que o navegador promete, consumindo praticamente metade (versão 64 bits) ou um terço (versão 32 bits) da memória RAM usada pelo Chrome. 

Reprodução

Navegadores browser Chrome Firefox Mozilla
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você