Apesar de ser o rosto mais conhecido da Apple, Steve Jobs não é o único responsável por seu sucesso. Ao seu lado, alguns profissionais trabalharam bastante para transformar a empresa em uma das mais valiosas do mundo. O site Business Insider listou dez pessoas que trabalharam no começo da Apple e mostra o que elas fazem hoje em dia. Confira:

10. Gary Martin

10. Gary Martin foi responsável pela contabilidade

Martin era contador e trabalhou na Apple até 1983. Depois disso, ele trabalhou como CFO em uma série de empresas.

publicidade

9. Sherry Livingston

Livingston foi a primeira secretária da Apple. Ela trabalhou para o primeiro CEO da companhia.

8. Chris Espinosa

8. Chris Espinosa estava trabalhando na Apple a tempo parcial na escola - e ele ainda trabalha lá!

Chris Espinosa começou a trabalhar na Apple quando tinha 14 anos e ainda estudava. Ele ainda trabalha na empresa, sendo o empregado mais antigo da Apple atualmente.

7. Michael Scott

7. Michael Scotty Scott foi o CEO original

Michael Scott foi o primeiro CEO da companhia. Scott foi contratado por Mike Markkula, homem que investiu US$ 2500 mil na Apple e ajudou a construir seu plano de negócios.

6. Randy Wigginton

6. Randy Wigginton acabou trabalhando para várias empresas de tecnologia importantes

Wigginton, que aparece no meio na foto, foi contratado para reescrever o BASIC para que ele funcionasse no Apple II. Depois da Apple, ele trabalhou no eBay, no Google e em uma série de grandes empresas de tecnologia.

5. Rod Holt

5. Rod Holt foi super importante no desenvolvimento do Apple II

Rod Holt era designer e ajudou a desenvolver a fonte de alimentação para o Apple II. Depois de seis anos na Apple, ele foi demitido por conta de mudanças na administração.

4. Bill Fernandez

4. Bill Fernandez foi o primeiro funcionário após os dois Steves

Bill Fernandez conheceu Jobs na escola e era vizinho e amigo de Wozniak. Foi ele quem apresentou os dois que, ao iniciarem a empresa, o contrataram como primeiro funcionário. Fernandez ficou na Apple até 1993, quando foi trabalhar na Ingres, uma empresa de banco de dados. Atualmente ele é CEO de uma empresa chamada Omnibiotics.

3. Mike Markkula

3. Mike Markkula era o homem do dinheiro

Markkula fez um investimento de US$ 250 mil na Apple e recebeu 30% da empresa. Ele também ajudou a gerenciar os negócios, desenvolver um plano de negócios e contratou o primeiro CEO. Ele permaneceu até 1997.

2. Steve Jobs

2. Steve Jobs tornou-se empregado Número 2, apenas para irritá-lo

Por que Jobs é o empregado dois e não o um? Michael Scott, responsável pela distribuição dos números, é quem responde à pergunta. “Eu não dei a Jobs porque pensei que seria demais”.

1. Steve Wozniak

Reprodução

Woz era o especialista técnico da Apple, mas foi por pouco que ele não se juntou à Jovs. Ele recebeu uma oferta de emprego na HP, em Oregon, e cogitou aceitá-la.