Samsung desabilita atualizações do Windows em notebooks secretamente

Especialistas em tecnologia identificaram nos notebooks da Samsung um aplicativo que desabilita o Windows Update. A funcionalidade é executada automaticamente quando o usuário do sistema roda uma ferramenta chamada "atualizador de software", que promete manter os aplicativos e drivers atualizados no computador.

O aplicativo, que é instalado sorrateiramente em segundo plano, está nomeado no sistema da Samsung como Disable_Windowsupdate.exe. Um nome nada discreto para um app que é instalado sem o conhecimento do proprietário. De acordo com uma representante do suporte da empresa sul-coreana, ele está lá para impedir que alguns drivers incompatíveis possam prejudicar o desempenho da máquina com o update do Windows.

Entretanto, o site The Next Web constatou que a aplicativo desabilita o Windows Update definitivamente, mesmo que o usuário formate a máquina, o aplicativo se reinstala sozinho. Outro ponto que o site considera alarmante é que o aplicativo não vem na máquina, mas é baixado silenciosamente após a primeira conexão à internet.

Se você for proprietário de um notebook Samsung, vale a pena verificar a presença da ferramenta. Pressione a tecla Windows + R para abrir a janela "Executar" e cole o caminho abaixo: % ALLUSERPROFILE% \ ProgramData \ Samsung.

Caso a busca identifique a ferramenta, o computador não estará apto para realizar atualizações do Windows. A Samsung foi procurada para explicar a limitação, mas até o fechamento desse texto, não houve resposta.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ