Samsung revela módulos voltados para a "internet das coisas"

Gustavo Sumares, editado por Caroline Rocha 13/05/2015 13h05
Artik Samsung
A A A
A Samsung revelou hoje a linha Artik, uma série de placas controladoras compatíveis com Arduino. Os módulos são pensados para dar conectividade a aparelhos domésticos, desde TVs até termostatos, e foram revelados durante a Internet of Things World, em São Francisco. A linha é composta por três módulos, desenhado para atender às necessidades de dispositivos diferentes.

O menor deles é o Artik-1, com apenas 12 milímetros de largura e comprimento. Ele possui um processador com dois núcleos (um de 250MHz e um de 80MHz), 1MB de memória interna e 4MB de flash, sensor de movimento e conectividade Bluetooth. A placa é voltada para dispositivos que têm energia como uma questão sensível, e prometem três semanas de uso sem precisar de recarga em sua bateria e deve custar menos de US$ 10.

O Artik-5 é voltado para dispositivos maiores. Ele mede 29mm x 25mm, tem um processador dual-core ARM de 1 GHz, 512MB de RAM e 4GB de memória interna, além de uma GPU Mali, codecs de vídeo, conectividade Bluetooth e WiFi e é voltado para aparelhos que exigem um equilíbrio entre tamanho e performance.

A mais potente delas é a Artik-10, que mede 29mm x 39mm e traz um processador ARM octa-core, com quatro núcleos rodando a 1,3 GHz e os outros quatro rodando a 1,0 GHz. Ela possui 2GB de RAM, 16GB de armazenamento interno, conectividades WiFi e Bluetooth e capacidade de reprodução e gravação de vídeos em Full HD. Ele é voltado para uma "nova classe de capacidades de dispositivos IoT (internet of Things)". A Samsung informou que seu preço ficará abaixo dos US$ 100.

A empresa ainda não revelou a data de lançamento planejada para os módulos. No entanto, eles já estão aceitando inscrições para a fase de testes pré-alfa das placas. É possível inscrever-se para solicitar um kit de desenvolvedor por meio do site da linha.

Confira o vídeo promocional das placas:
 
Internet Samsung Smart TV tecnologia da informação internet das coisas tecnologia vestível
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você