cruz

Saúde: Sites ajudam a resolver dúvidas médicas

Redação Olhar Digital 20/02/2009 13h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A dificuldade em encontrar informação confiável quando um membro da família é diagnosticado com uma doença pode muitas vezes tornar a experiência mais traumática e estressante.

Uma maneira de diminuir a ansiedade ou mesmo tirar uma dúvida simples é procurar a resposta na Web. Hoje em dia sites reúnem informações de qualidade, produzidas por profissionais de saúde e que abordam temas como prevenção de doenças, características de cada enfermidade e descrição dos efeitos colaterais de medicamentos.

Na rede, encontram-se desde os portais mais informais, voltados para leigos, de conteúdo simples e explicativo sobre os assuntos gerais da medicina, até os mais formais e específicos, voltado para os profissionais.

Mas lembre-se: a informação médica fornecida na internet não substitui as opiniões, conselhos e recomendações de qualquer profissional da saúde. As decisões relativas à saúde do doente devem ser tomadas pelo profissional de saúde, tendo em conta as características únicas de cada indivíduo.

Abaixo, alguns sites bacanas que podem ajudar na hora da dúvida:

 

1. HealthiNation

O HealthiNation é um site de informações sobre saúde que tem como diferencial a forma como apresenta seus resultados: em vídeos, sendo o conteúdo dividido pelos temas saúde geral, saúde do homem, saúde da mulher e histórias da vida real, que descreve em detalhes histórias de pessoas que lutam ou já lutaram contra doenças.

De modo geral, o HealthiNation tem uma navegação simples e um mecanismo de busca de vídeos eficiente, sendo os mesmos bastante informativos. Toda vez que um determinado tema é acessado por meio de um vídeo, o site traz também uma série de informações produzidas por profissionais de saúde.

Mas fique ligado: devido à forma de apresentação de conteúdo, o arquivo de doenças do HealthiNation ainda é restrito, sendo indicado mais para quando você quiser informações sobre temas gerais.

 

2. Medpedia

Lançada no fim do ano passado, a Medpedia é uma enciclopédia médica online com textos sobre doenças em geral, anatomias, procedimentos, medicações e hospitais. Ela traz informações técnicas escritas por profissionais com formação em medicina.

Várias universidades conceituadas do mundo inteiro contribuem com material, incluindo os departamentos de medicina de Harvard, Stanford, UC Berkeley e Universidade de Michigan. O projeto também conta com o apoio de várias instituições, como o Instituto Nacional da Saúde, Centro de Controle de Doenças, e outros grupos de pesquisa do governo norte-americano.

Segundo a empresa, a intenção é catalogar as mais de 30 mil doenças e condições conhecidas, cerca de 10 mil remédios que possam ser prescritos, milhares de procedimentos técnicos e milhões de hospitais e postos médicos no mundo inteiro.

O sistema da página será vantajoso tanto para o site, que apresentará conteúdo completo, quanto para os médicos, que poderão se promover nas suas áreas, construindo perfis e enviando artigos clínicos, explicações sobre doenças e todas as infinidades de assuntos que o setor possui. 

 

3. WebMD

O WebMD, empresa líder mundial no setor de informação em saúde e proprietária do maior portal médico mundial, reúne mais funcionalidades e opções do que qualquer outra empresa online deste tipo sendo, simplesmente, a melhor ferramenta de investigação sobre o mercado da saúde.

O valor real do WebMD é visto em sua pesquisa: de algo simples como "dor nas costas" para algo complexo como "espondilite anquilosante", o site tem de tudo.

Além do seu serviço de informações, a busca de remédios do WebMD é uma  ferramenta útil na hora de saber sobre um determinado medicamento, por exemplo.

Esse aspecto tem contribuído muito com a medicina, permitindo informar os profissionais de saúde, que podem buscar artigos recentes em bibliotecas eletrônicas de todo o mundo, atualizando os seus conhecimentos e tendo a possibilidade de participar de discussões online sobre os diversos assuntos da área da saúde.

 

4. Portal da Saúde

Site do Ministério da Saúde do Brasil, reúne informações sobre doenças em geral, orientações e métodos de prevenção de enfermidades, além de destacar os programas governamentais voltados ao assunto.

 

5. ABC da saúde

Site médico desenvolvido para esclarecer as dúvidas do público sobre temas de saúde. Nele é possível encontrar mais de 630 artigos escritos por especialistas com o objetivo de promover a qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças e problemas de saúde coletiva. 

 

Outros sites voltados ao tema:

Saúde - Promove a abordagem de assuntos ligados à saúde numa linguagem acessível ao grande público, com matérias, notícias atualizadas e links para páginas de diversas especialidades. Oferece ainda dicas de saúde, culinária light, esportes, serviços e compras.

Saúde e Vida Online - Elaborado por médicos, oferece informações básicas sobre medicina em geral, saúde odontológica e veterinária. Com uma linguagem simples, o acesso é fácil e o conteúdo é basicamente informativo e preventivo.

Wellsphere - Página gringa útil para buscas sobre o tema, visa informar o internauta, fornecendo informações sobre prevenção de doenças.

Sites Saúde
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você