Sem grana para um novo iPhone? Veja como melhorar o antigo

A Apple confirmouou recentemente os preços brasileiros do iPhone SE, seu novo iPhone com tela de 4 polegadas e seu menor aparelho desde o iPhone 5s. Trata-se de uma espécie de atualização do iPhone 5s, com câmera, processador e memória RAM atualizados para as demandas dos usuários atuais. 

A boa notícia é que ele é mais barato que os lançamentos tradicionais da Apple. A má notícia, por outro lado, é que ele continua sendo caro. Ele se encontra numa faixa de preço em que é possível encontrar alguns tops de linha da geração passada de smartphones - alguns dos quais têm vantagens incontestáveis sobre o iPhone SE.

Muitos usuários de iPhones antigos que estavam esperando lançar um novo aparelho "de entrada" podem ter ficado decepcionados com o preço do dispositivo, e deixado para atualizar mais tarde. Assim, oferecemos a seguir sete dicas para que os donos de iPhones antigos consigam dar uma melhorada na performance de seus aparelhos. Confira:

Desligar efeitos visuais de transparência e movimento

Transparência e movimento são efeitos visuais que ajudam a tornar a experiência de uso dos iPhones mais agradável. E ainda que eles sejam realmente belos, eles impactam significativamente a performance dos dispositivos. Felizmente, é possível desligar esses recursos para melhorar o desempenho dos aparelhos.

Para desativar a transparência, vá em "Configurações", "Geral", "Acessibilidade", "Aumentar constraste" e, finalmente, ative a opção "reduzir transparência". Para desativar o movimento, por sua vez, é necessário ir em "Configurações", "Geral", "Acessibilidade", "Reduzir movimento" e então ativar essa opção.

Reprodução

 

Atualizar a iOS

Embora as atualizações da iOS possam ser pesadas e exigir tempo para serem realizadas, elas são importantes. Além de trazer importantes aprimoramentos de segurança e correções de bugs, elas frequentemente também ajudam a otimizar a versão mais nova do sistema operacional da Apple para dispositivos antigos. É importante, portanto, manter o seu iPhone atualizado.

Reiniciar o dispositivo com frequência

Como hoje em dia nós passamos o tempo todo com nossos celulares por perto, apenas carregando-os durante a noite, eles praticamente nunca são desligados. No entanto, fazer isso com alguma frequência pode ajudar a melhorar a performance dos iPhones. Isso porque desligar os aparelhos faz com que a memória RAM seja completamente apagada, e possa ser utilizada por completo quando o dispositivo for inicializado novamente. Por isso, reiniciar o aparelho uma vez por dia é uma boa ideia.

Configurar o Spotlight

O aplicativo de buscas Spotlight vasculha seus contatos, arquivos, músicas, mensagens, podcasts e e-mails na hora que é utilizado. É bastante provável, no entanto, que você não precise pesquisar em todos esses locais. Se você nunca usa o Spotlight para pesquisar suas músicas, por exemplo, é possível desativar essa opção. Indo em "Configurações", "Geral" e "Busca do Spotlight", é possível escolher em quais locais o aplicativo buscará.

Reprodução

Desligar as sugestões da Siri

Na iOS 9, a Siri sugere aplicativos, pessoas e locais quando você realiza uma busca, mesmo antes de que você comece a digitar. Isso exige, contudo, que ela mobilize uma série de dados, o que impacta a performance do dispositivo. Caso você não ligue de não ter as sugestões da Siri, vá em "Configurações", "Geral", "busca do Spotlight" e desligue a opção "Sugestões da Siri".

Libere espaço

Quando o iPhone fica sem nada de armazenamento livre, isso pode ter um impacto bastante negativo no desempenho do aparelho - como os donos de iPhones de 16GB já devem ter tido a infelicidade de perceber. Vale a pena, portanto, desinstalar alguns applicativos ou usar um serviço de backup na nuvem (como o DropBox ou o iCloud, para arquivos, ou o Google Photos para imagens) para liberar um pouco de espaço no iPhone. Isso deve ajudar a performance do dispositivo.

Desativar atualizações de aplicativos em segundo plano

Muitos aplicativos continuam trocado dados com a internet mesmo quando o iPhone está com a tela desativada, ou realizando outras tarefas. Desabilitar essa opção, embora exija que o usuário acesse cada aplicativo para o qual queira ver notificações, também ajuda a melhorar a performance. Para fazer isso, vá em "Configurações", "Geral", "Atualização de apps em segundo plano" e desative essa função.

Reprodução

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ