Sensor avisa médico se paciente não tomar remédio

A empresa americana Proteus desenvolveu uma tecnologia que alerta ao médico se o paciente parar de tomar a medicação prescrita. O sistema é incorporado ao remédio e pode ser útil no tratamento de doenças mentais de distúrbios de memória, como esquizofrenia e Alzheimer.

"Hoje, pacientes que sofrem de doenças mentais graves enfrentam dificuldades para tomar os remédios corretamente e comunicar aos médicos seu regime de medicação, o que pode impactar significativamente os resultados e a progressão da doença", afirma William Carson, um dos responsáveis pelo projeto.

Reprodução

De acordo com a Proteus, os remédios que usam a tecnologia contam com um sensor ingerível que, depois de engolido, envia um sinal ao sistema informando que o paciente tomou. O alerta chega primeiro ao smartphone do paciente (ou de seu responsável) e, mediante autorização, é enviado ao médico responsável pelo caso. A empresa afirma que todas as informações são repassadas por meio de um sistema seguro.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão responsável pelo controle de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, aprovou recentemnte a incorporação da tecnologia em um remédio para esquizofrenia chamado Abilify.
 

Via DailyMail

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ