Sensor pode dar visão noturna a smartphones e automóveis em tempo real

Pesquisadores do MIT estão desenvolvendo maneiras de utilizar o grafeno em smartphones e vidros de carros para oferecer uma alternativa barata de visão noturna aos usuários. A chamada 'imagem térmica' permite visualizar raios vermelhos invisíveis em forma de calor.

A tecnologia já é utilizada, por exemplo, por bombeiros, soldados e policiais para enxergar no escuro ou em ambientes com fumaça, mas tem um custo muito alto, impedindo sua comercialização em grande escala. O sistema desenvolvido pelos pesquisadores usa folhas de grafeno formadas por uma única camada de átomos de carbono que são flexíveis e trasnparentes. De acordo com os cientistas, o material é 200 vezes mais forte do que o aço.

"O grafeno não só é um excelente transistor e reforço de materiais estruturais, como também é um dos melhores materiais que conhecemos para a detecção de infravermelho", explica Tomás Palacios, um dos responsáveis pela pesquisa. De acordo com ele, os sensores podem um dia ser integrados no vidro do carro, dando ao veículo um "sistema de visão noturna em tempo real sem bloquear a visão normal do motorista".

Via Scientific American 

 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ