Seringa com microesponjas salva vida pela primeira vez

Lembra da Xstat, a seringa cheia de esponjas comprimidas que prometia estancar sangramentos de maneira super rápida? Na semana passada, ela salvou a vida de um soldado que havia levado um tiro na perna. Foi a primeira vez que a seringa foi utilizada em uma situação clínica.

Aprovada pela FDA para comercialização nos Estados Unidos no final de 2015, a Xstat é uma seringa cheia de esponjas comprimidas. O objetivo dela é estancar sangramentos quando outros métodos não funcionam. Isso permite evitar que os pacientes morram de hemorragia antes de que possam ser levados a local adequado para receber tratamento melhor.

No caso, relatado pelo Journal of Emergency Medical Services, o soldado havia sido baleado na perna esquerda e sua artéria femural fora rompida. Mesmo após a aplicação de um torniquete e com uma cirurgia de mais de 7 horas, a equipe não conseguiu estancar totalmente o sangramento. Nesse momento, eles utilizaram a Xstat, "resultando em ehmostasia [interrupção do sangramento] quase imediata".

Em seguida, "o paciente foi estabilizado e levado eventualmente para uma unidade de tratamento definitiva". De acordo com o Gizmodo, o CEO da RevMedx, Andrew Barofsky, ficou feliz com o resultado: "Ficamos satisfeitos de ver a Xstat tendo um papel crítico em salvar a vida de um paciente e esperamos ver avanço considerável no uso do Xstat como padrão" para situações desse tipo.

Seringa mágica

As esponjas de celulose contidas na Xstat, de acordo com o Science Alert, são feitas de polpa de madeira e cobertas por um material chamado Quitosana, feito de conchas de crustáceos, que age como coagulante e antimicrobiano ao mesmo tempo.

Elas têm cerca de 1 centímetro de diâmetro e, assim que entram em contato com o sangue, conseguem se expandir até chegar a cerca de 10 vezes seu tamanho original. Segundo a RevMedx, em casos extremos, até três seringas podem ser aplicadas para estancar um sangramento particularmente intenso. 

Outra vantagem que a Xstat tem sobre torniquetes tradicionais é que ela permite que a pressão apra estancar o sangramento venha de dentro da ferida. Isso permite que as hemorragias sejam interrompidas de maneira mais rápida e completa. Elas também contém marcação radioativa para que possam ser facilmente detectadas por meio de um raio X para serem posteriormente removidas.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ