Siri ficará ainda mais inteligente no iOS 9

Leonardo Pereira 08/06/2015 15h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Após apresentar o Mac OS X El Capitan, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, mostrou as novidades do próximo iOS, sistema que vem nos iPhones, iPads e iPods touch.

A principal novidade é que o sistema, em grande parte graças à Siri, ficou proativo. A assistente agora sabe o que você faz em determinadas horas. Ela começa a tocar música quando você pluga o headphone ou ativa um audiobook quando você entra no carro. A Siri também é capaz de descobrir quem está te ligando, caso essa pessoa não esteja na sua lista de contatos mas tenha se comunicado com você de outras formas - como e-mail.

O calendário passa a enviar lembretes baseados no trânsito, algo parecido com o que o Google Now faz. E a API de buscas agora consegue encontrar informações por trás dos aplicativos. Com o iOS 9, o usuário pode fazer pesquisas inteligentes até mesmo no aplicativo de fotos. Federighi usou seu aparelho para pedir fotos relacionadas a lugares e datas específicas, e até com pessoas específicas, e o aparelho trouxe tudo conforme especificado.

Todas as informações pesquisadas, promete a empresa, ficarão guardadas no aparelho, sob controle do usuário, e não são associadas sequer ao ID das pessoas.

Reprodução

Jennifer Bailey, vice-presidente das lojas online da companhia, subiu ao palco para falar do Apple Pay, informando que a plataforma de pagamentos terá sua primeira expansão internacional ao ser levada para o Reino Unido no próximo mês. Em Londres, o sistema poderá ser usado até para pagar passagens de ônibus e metrô.

Então Federighi retornou para anunciar a morte do Passbook. No iOS 9, ele será mudado para Wallet, já que recebe cartões de lojas, crédito, débito etc. O executivo também anunciou que o Maps terá informações sobre transporte público e caminhos a pé; quando as estações de metrô pelas quais o usuário tiver de passar forem muito grandes, ele poderá conferir um mapa que mostra entradas e saídas dos lugares.

Reprodução

Outra grande novidade do sistema é o novo aplicativo nativo do iOS chamado News, uma espécie de Flipboard que também tem uma pitada de Pocket, pois permite salvar artigos de qualquer parte da internet para ler depois. Com o News, o usuário pode criar uma banca de notícias personalizada, e a Apple trabalha com gigantes da mídia para fornecer conteúdo gratuito por ali - fontes como New York Times e ESPN. Os primeiros mercados a receber a novidade serão Reino Unido e Austrália.

Quem é usuário de iPad gostará de saber que, finalmente, o tablet ganhará um multitarefas que funciona. Ao dar dois toques no botão Home, o sistema abrirá uma lista com os aplicativos abertos; com um app aberto, você pode deslisar o dedo do topo da tela para puxar outro app fixo na lateral e os dois ficam ativos simultaneamente e até interagir um com o outro.

É possível dividir a tela pela metade ou manter um app ocupando 70% enquanto o outro fica com 30%, algo que só chegará aos iPads Air, Air 2 e mini 2 e 3 - a divisão 50/50 chegará apenas ao Air 2. Se você estiver vendo um vídeo e quiser fazer outra coisa ao mesmo tempo, isso também será possível.

Reprodução

O iOS 9 também ganhou um recurso de economia de energia, que pode estender a vida do aparelho por até 3 horas. A atualização será significativamente menor que a do iOS 8: enquanto esse precisou de 4,6 GB de espaço livre, o 9 demanda apenas 1,6 GB. E o iOS 9 poderá ser baixado em todos os aparelhos atendidos pelo 8.

Por fim, uma grande notícia para os desenvolvedores: a Swift, linguagem de programação apresentada no ano passado, será open source, com um beta liberado a partir de hoje e um beta público em julho. O iOS 9 seguirá um esquema semelhante, chegando ao consumidor final no último trimestre.

Apple iOS Siri
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você