Sistema avisa se o motorista esquecer o filho no banco de trás do carro

A Nissan apresentou ontem o primeiro sistema para carros que usa alertas externos para avisar ao motorista que ele pode ter esquecido seu filho no banco de trás.

Chamado de "Rear Door Alert" (RDA), o sistema percebe se o motorista abre a porta traseira antes de entrar no veículo. Assim, quando estacionar, a pessoa receberá um aviso pelo painel para que se lembre de checar o banco traseiro; mas, se ignorar a notificação, o carro toca a buzina assim que as portas forem trancadas.

De acordo com a montadora, o RDA foi idealizado por duas engenheiras da companhia que são mães: Elsa Foley (engenheira industrial) e Marlene Mendonza (engenheira mecânica).

"Sabíamos que estávamos na pista certa numa manhã quando Marlene descobriu que havia deixado uma panela de lasanha no banco de trás de seu carro uma noite ao chegar em casa após um dia longo no escritório", comentou Foley. "O pior foi que o carro fedeu por dias, mas isso me fez questionar: "E se tivesse outra coisa lá atrás?'."

O estalo serviu para que a ideia fosse apresentada e ela rapidamente entrou em desenvolvimento. De acordo com a Nissan, a linha 2018 do SUV Pathfinder, com início de vendas programado para setembro, já virá com o recurso — que pode ser desativado pelas configurações do painel.

Ao repercutir a notícia, o site Roadshow lembrou que a GM também possui um sistema semelhante, chamado Rear Seat Reminder, que funciona como aqueles lembretes para usar o cinto de segurança. A diferença é que o esquema da Nissan usa até a buzina para fazer alertas, o que torna o RDA mais eficiente.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ