Sistema do Google já é tão bom no Photoshop quanto fotógrafos profissionais

A inteligência artificial agora tem um novo talento: especialista em Photoshop. O Google desenvolveu uma tecnologia que permite que seus sistemas transformem as imagens registradas pelas câmeras do Street View em fotografias de nível profissional sem qualquer interação humana.

Como explica Hui Fang, engenheiro de software na equipe de percepção de máquina do Google, o projeto utiliza aprendizado de máquina para treinar sua inteligência artificial a escanear as imagens registradas pelo Street View na Califórnia que possam ser consideradas bonitas. Em seguida, o software imita o processo de trabalho de um fotógrafo profissional para realçar o registro e transformá-lo em um belo panorama.

A pesquisa mostra que a inteligência artificial vai além de simplesmente realizar tarefas binárias, que possuem um resultado certo ou errado. Com o devido treinamento, as máquinas são capazes de realizar trabalho criativo e subjetivo. Para isso, normalmente é necessário um esforço hercúleo de alimentar o sistema com conjuntos enormes de dados etiquetados e organizados; geralmente com trabalho manual. Isso significa que os cientistas ou mão de obra contratada precisariam definir e escolher na mão quais efeitos de luz e saturação geram os melhores resultados.

Reprodução

A equipe de Fang, no entanto, apostou em um método que pode ser considerado mais eficiente. Para treinar a máquina a identificar o processo de tratamento considerado superior, foi usado um esquema chamado de rede generativa adversarial; o nome complicado é simples de entender: duas redes neurais trabalham uma contra a outra com o objetivo de alcançar os melhores resultados. Assim, uma acaba melhorando a outra e o sistema evolui sem depender de tanta intervenção humana.

Reprodução

Por fim, foi necessário colocar os resultados do trabalho à prova. A equipe começou a mostrar as imagens tratadas pelas máquinas para fotógrafos profissionais, que receberam a missão de avaliá-las em uma escala de amador, semiprofissional ou profissional. Também foram incluídas algumas imagens registradas por humanos para tornar o teste mais completo. Ao final da avaliação, o Google concluiu que duas de cada cinco fotos receberam uma avaliação no nível semiprofissional ou profissional.

Você pode conferir todas as criações da inteligência artificial do Google neste álbum divulgado pela empresa.

Reprodução





RECOMENDADO PARA VOCÊ