Sistema sabe quando o usuário está fingindo se exercitar

Pode parecer estranho, mas muita gente "engana" seus aplicativos de atividades físicas, fingindo estar praticando algum exercício, quando na verdade está sentado no sofá. Isso acontece porque em alguns países, seguradoras e prestadores de cuidados oferecem prêmios aos usuários a cada vez que eles se exercitam, incentivando uma vida mais saudável. Pensando nisso, um gupo de pesquisadores dos Estados Unidos criou um aplicativo que consegue distingur entre movimentos reais e imitados.

A equipe "treinou" o sistema para reconhecer os movimentos reais e os dados recolhidos de acelerômetros e giroscópios, comparando- os com os de exercícios "fingidos", até que o dispositivo se tornasse praticamente impossível de ser enganado.

De acordo com os pesquisadores, em dispositivos normais a precisão de reconhecer os exercícios reais é de 38%. No novo dipositivo, as chances passam para 84% de precisão.

Apesar de o estudo ter utilizado o smartphone, será possível aplicar as descobertas para pulseiras de rastreamento e outros dispositivos vestíveis.

Via Gizmag

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ