Site mostra trajetória do carro enviado ao espaço pela SpaceX em tempo real

No começo deste mês, a SpaceX fez história ao realizar o primeiro lançamento do Falcon Heavy, foguete mais poderoso do mundo que, em sua primeira decolagem de teste, colocou um carro elétrico da Tesla em direção a Marte.

O veículo, um Roadster, decolou com câmeras acopladas à lataria, mas 12 horas depois a bateria dele acabou e a SpaceX perdeu contato com o carro, como já era esperado. Cálculos seguintes, porém, mostraram que ele não chegaria a Marte como previsto anteriormente.

Agora, um engenheiro chamado Ben Pearson criou um site que acompanha em tempo real a trajetória do Roadster espacial. O site Where Is Roadster exibe a posição do carro em relação à Terra a velocidade com que ele se move pelo vácuo.

Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX, foi quem divulgou a existência da página no Twitter. No momento em que este texto é escrito, o Roadster está a mais de 3,8 milhões de quilômetros da Terra e se distancia a mais de 10,8 mil quilômetros por hora (ou 3 quilômetros por segundo).

O site usa dados do projeto Horizons, da Nasa, que cataloga e acompanha cada objeto conhecido pela ciência no Sistema Solar. Não se sabe onde o Roadster vai parar, mas estudos mostram que existe 11% de chances de que ele volte à Terra em alguns milhões de anos.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ