Sites monitoram tudo o que você faz, diz estudo

Os sites da web que você acessa coletam muito mais informações sobre seu uso do que você imagina. Um estudo publicado na semana passada indica que centenas de páginas da web usam scripts para coletar o que o usuário digita, os movimentos do mouse e mais em tempo real.

Dos 50.000 sites com mais tráfego na web, 482 usam esses scripts, incluindo sites de grandes empresas como Microsoft e Adobe. Esses scripts normalmente são usados por empresas de análise de dados para ajudar a entender como usuários interagem com um site, além de identificar páginas que deixem visitantes confusos.

O problema é que dados coletados incluem até mesmo o que o usuário começou a escrever e apagou. Se ele começou a digitar o número de cartão de crédito, mas desistiu no meio e apagou, pouco importa: essas teclas digitadas foram coletadas e podem ser observadas por analistas dessas empresas. "Isso pode expor usuários a roubo de identidade, golpes online, e outros comportamentos indesejados", explica Steven Englehardt, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

O vídeo abaixo mostra um desses scripts em ação:

Para os mais preocupados com a privacidade online, a conclusão dos pesquisadores não é muito animadora. Não há muito o que fazer para evitar essa coleta de dados, e por mais que bloqueadores de anúncios e o recurso "não rastrear" do navegador ajudem a impedir a ação de alguns desses scripts, não há como ter certeza de que nenhuma informação está sendo coletada indevidamente.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ