Navegação Anônima - Google Chrome

Sites não poderão bloquear usuários no modo navegação anônima

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Chrome consertará a brecha permite que os sites bloqueiem visitantes que não podem ser rastreados

Os sites que bloqueiam usuários do Chrome no modo navegação anônima não poderão mais fazê-lo em breve, de acordo com o 9to5Google. Nesse modo, nenhum registro local do histórico é armazenado, bem como os sites são impedidos de usar cookies para rastrear o usuário. 


Acontece que grande parte da receita publicitária da web depende desses dados. Alguns sites, como o do Boston Globe e o MIT Technology Review, impedem o usuário de ler seus conteúdos se ele estiver usando esse modo.

A maioria dos sites faz isso com a interface de programação de aplicativos (API) “FileSystem”. Ela é desativada durante o uso do modo de navegação anônima, porque permite que arquivos permanentes sejam criados. No entanto, os commits mais recentes no código-fonte do Chromium foram vistos pela primeira vez pelo 9to5Google e mostram que o navegador logo levará os sites a acreditar que a API FileSystem está sempre operacional.

Quando os sites solicitarem o uso da API nesse modo, o Google Chrome criará um sistema virtual de arquivos na RAM. Ele será excluído no final da sessão anônima — e nenhum registro permanente será criado.

Essa solução alternativa pode ser apenas uma correção de curto prazo antes que a API FileSystem seja removida completamente. Documentos de design internos vistos pelo 9to5Google sugerem que esse pode ser o destino do recurso, caso não esteja havendo uso legítimo da opção.

A correção deve chegar em abril, como recurso opcional com o Chrome 74, acessível pelo menu "chrome://flags" dos recursos experimentais. Além disso, pode ser que venha ativada por padrão no Chrome 76.

Google Chrome google chrome navegação
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você