Smartphone no bolso

Smartphone poderá medir batimentos estando no bolso, dizem pesquisadores

Caroline Rocha 12/11/2015 09h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Pesquisadores do MIT estão trabalhando em um sistema capaz de medir a frequência cardíaca e respiratória do usuário apenas analisando os dados de um smartphone que estiver em seu bolso. O projeto, chamado de BioPhone, usa o acelerômetro do celular, que consegue capturar pequenos movimentos do corpo, como o bater do coração e a contração e expansão da cavidade pulmonar, durante a respiração.

Em testes, os participantes tinham que sentar, deitar e levantar e pedalar em uma bicicleta ergométrica com o telefone no bolso. Em todas as atividades, além dos smartphones, sensores profissionais foram utilizados para medir os batimentos e a respiração das pesssoas, para que os dados fossem comparados. Os resultados foram promissores, mas ainda é preciso descobrir mneiras de medir os índices de maneira confiável mesmo quando o dispositivo estiverm em diferentes áreas do corpo, já que, quanto mais longe do coração, menor a precisão dos números.

De acordo com Javier Hernandez, um dos responsáveis pela pesquisa, o sistema pode ajudar a descobrir quando alguém está estressado, ajudando-o a lidar com a situação e se acalmar. O smartphone pode, por exemplo, oferecer exercícios de respiração ou sugerir ligar para um amigo querido.

Via MIT

Medicina Smartphones MIT Tecnologia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você