Software permite levar recurso do iPhone 6s para qualquer smartphone

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Michigan criou uma maneira de levar a função "Force Touch" dos iPhones 6s e 6s Plus a qualquer dispositivo. E o melhor: utilizando recursos que a enorme maioria dos smartphones já tem: o alto-falante e o microfone. 

Trata-se de um software chamado de Forcephone. Diferentemente da tecnologia dos iPhones, que usa sensores de pressão na tela, o ForcePhone faz com que os dispositivos emitam um zumbido contínuo na frequência de 18 kHz. Essa frequência fica acima da audição da maioria dos adultos, mas ainda pode ser captada pelo microfone do próprio aparelho. 

Quando o usuário aperta o corpo ou a tela do smartphone, a frequência do zumbido muda sutilmente; quanto mais forte a pressão, mais a frequência muda. A mudança é suficiente para ser captada pelo microfone do dispositivo, que pode então oferecer respostas diferentes dependendo da frequência detectada após o contato. O vídeo abaixo ilustra a tecnologia:

Melhor que o Force Touch

O ForcePhone ainda oferece uma vantagem sobre os iPhones: ele torna todo o dispositivo sensível a pressão, não apenas a tela. Isso permitiria, por exemplo, programar o smartphone para que ele ligasse para um número de emergência caso suas laterais fossem apertadas com força um determinado número de vezes.

Segundo Yu-Chih Tung, estudante de doutorado da Universidade de Michigan envolvido no projeto, "ter sensores caros e pesados instalados no dispositivo pode resolver todos os problemas que nós resolvemos, mas o custo adicional e processo laborioso de instalação previne fabricantes de smartphones de fazê-lo". A solução da equipe, segundo ele, "pode preencher esse espaço, oferencendo a funcionalidade sem nenhuma modificação de hardware. É tudo software".

Ainda deve levar algum tempo, porém, para que o Force Touch se torne comercialmente disponível. De acordo com o Engadget, os pesquisadores demonstrarão a tecnologia durante a feira MobiSys, que acontecerá em Singapura entre os dias 27 e 29 de junho.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ