Sonda que viajou a Júpiter tem uma tripulação feita de Lego

Não é exatamente verdade que a Juno viajou por cinco anos até chegar a Júpiter sem qualquer tripulação, porque há três personagens dentro da sonda - e um deles, inclusive, serviu de inspiração para seu nome.

Em agosto de 2011, pouco antes do lançamento, a Nasa informou que havia colocado três action figures dentro da sonda como parte de um programa educacional em parceria entre a agência espacial e a Lego. A ideia era estimular nas crianças o interesse por ciência, tecnologia, matemática e engenharia.

Os bonequinhos, feitos em alumínio e com pouco menos de 4 centímetros de altura, retratam Galileu Galilei, o deus romano Júpiter e sua esposa, Juno.

O astrônomo italiano foi homenageado devido a suas importantes descobertas relacionadas ao planeta. Foi Galileu quem viu primeiro os quatro maiores satélites naturais de Júpiter, tanto que o conjunto recebeu o nome de Luas de Galileu. Quanto aos personagens da mitologia romana a explicação é um pouco mais óbvia devido aos seus nomes.

O pequeno Galileu que está dentro da sonda tem nas mãos um telescópio e uma miniatura do planeta Júpiter. Júpiter, o deus, carrega um relâmpago; e Juno tem uma lupa que representa sua busca pela verdade.

Via: The Verge

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ