Sony

Sony monta chip para fornecer internet com alcance de quase 100km

Clara Guimarães, editado por Camila Rinaldi 28/05/2019 12h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O módulo serve, por exemplo, para melhorar rastreamento, conexão e monitoramento de bicicletas e patinetes em ambientes urbanos

A Sony está lançando silenciosamente um chip que pode mudar a forma como e-bikes, carros, lâmpadas de rua e todos os tipos de dispositivos conectados transmitem informações. O chip, quando instalado em qualquer objeto com suporte para Internet das Coisas (IoT), permite o envio de dados para a rede ELTREAS, da Sony, uma conexão de baixa energia e que cobre uma área ampla. 


A ideia é que o módulo seja capaz de atuar em áreas barulhentas e em objetos com alta velocidade, abrindo possibilidade para muitas novas aplicações de segurança, monitoramento, rastreamento e mais. 

Objetos IoT são aparelhos físicos conectados e que se comunicando entre si e com o usuário, através de softwares e sensores inteligentes. A maioria dos sistemas IoT usa a internet para transferir dados para a nuvem, seja via WiFi, com alcance muito limitado, ou com uma conexão de dados de celular cara. A rede ELTREAS busca, justamente, aproveitar a tecnologia sem fio e de baixa potência para transferir dados em uma área ampla, com menor consumo de energia, tornando viável a conexão de uma ampla gama de dispositivos.

Reprodução

O chip recebe o nome de CXM1501GR e transmite sinais na faixa de 920Hz para a rede da Sony. Ele também é equipado com sensores GPS e GNSS para obter dados de tempo e localização. A empresa japonesa afirmou que pretende melhorar serviços já existentes. Essa tecnologia poderá ser utilizada para "ajudar amigos a se encontrarem em uma colina de esqui", rastrear vida selvagem, localizar geograficamente navios, acompanhar corridas de iates, monitorar aluguel de bicicletas e rastrear inúmeras coisas como drones, aluguel de carros e trens.

Por enquanto, o chip parece estar limitado ao Japão, onde a Sony lançou um aplicativo de programação para as companhias interessadas. O funcionamento no país asiático, portanto, deve funcionar como um teste, que, se obtiver sucesso, será transplantado para outras localizações. 


Via: Engadget

Internet Sony Chip
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você