Começam inscrições para alvarás de 'táxi preto' em São Paulo

A resposta da prefeitura de São Paulo aos protestos de taxistas contra o aplicativo Uber começa a valer nesta terça-feira, 17. Os motoristas interessados já podem se inscrever para concorrer a um dos 5 mil alvarás liberados pelo município para circular na cidade como "táxis pretos".

A categoria foi criada em outubro e diz respeito exclusivamente a carros de alto padrão que só podem ser solicitados por meio de aplicativos de celular. Além disso, o trajeto e o pagamento pela corrida também precisam ser feitos necessariamente pelo smartphone.

Na prática, a modalidade descreve, em termos gerais, os motoristas e o negócio do Uber. Trata-se de uma resposta da prefeitura à reivindicação de taxistas que se viram ameaçados pelo serviço de transporte sob demanda. A categoria protestou dizendo que os motoristas dos carros pretos fornecem um serviço de "táxi pirata", já que não eram obrigados a pagar os mesmos encargos, obedecer às mesmas regras ou ostentar os mesmos documentos.

A regulamentação coloca em pé de igualdade as restrições que ambos os serviços devem seguir na relação com o poder público. As inscrições de taxistas e motoristas em geral podem ser feitas pelo site da Secretaria Municipal dos Transportes.

O sorteio dos alvarás será feito em 10 de dezembro e a divulgação das listas acontecerá em 22 de dezembro. Os contemplados poderão adquirir suas permissões para trabalhar por até R$ 60 mil a partir de janeiro de 2016.

Via Prefeitura de São Paulo

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ