Lu Explica - Spotify

Spotify testa inclusão de músicas pagas nas playlists dos usuários

Leonardo Pereira
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Alguns assinantes da versão gratuita do Spotify começaram a notar que músicas desconhecidas estão aparecendo nas suas listas de reprodução. Trata-se de um novo formato de publicidade que está em testes pela empresa.

O recurso foi flagrado por alguns internautas e confirmado pelo próprio Spotify ao TechCrunch. A ideia é que as gravadoras paguem para que suas músicas apareçam disfarçadamente entre aquelas que a pessoa escuta, uma iniciativa de marketing mais sutil do que usar banners. No exemplo abaixo, a música "Call Me", de NEIKED, aparece como sugestão numa playlist de R&B.

Reprodução

O novo tipo de publicidade poderia ser considerado bem intrusivo e gerar rejeição às músicas promovidas. Mas o Spotify está trabalhando para garantir que o usuário só seja impactado por sons que tenham a ver com seus gostos e com as músicas em reprodução no momento.

É uma evolução em relação ao que ocorria nos primórdios do serviço, quando a pessoa poderia ser interrompida pela voz do Thiaguinho berrando "caraca, moleque!" no meio de uma lista de música erudita.

O Spotify informou que o formato só será lançado oficialmente se o teste for bem sucedido. Caso isso aconteça, apenas pessoas não pagantes serão impactadas — por ora, há como desativar o recurso pelas configurações, mas não se sabe se isso será possível numa eventual efetivação do formato.

Música Streaming Spotify
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você