intel optane

SSDs Optane da Intel, até 1 mil vezes mais rápidos, chegam em 2016

Redação Olhar Digital 26/08/2015 20h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

No mês passado, a Intel apresentou uma nova tecnologia criada em parceria com a Micron, chamada 3D Xpoint, que seria um armazenamento até 1 mil vezes mais rápida que a memória flash, como os SSDs convencionais. Agora já sabemos: a tecnologia chegará ao mercado sob a marca “Intel Optane Technology” e isso deve acontecer já em 2016.

A Intel prevê que a tecnologia não seja usada apenas para armazenamento, mas também para também será disponibilizada no formato DIMM para memória RAM. Ela deve ser bem abrangente, na verdade, operando em máquinas que variam data centers em ultrabooks.

Segundo a companhia, o SSD com a tecnologia 3D Xpoint obteve um resultado 7,2 vezes melhor em IOPS (Operações de Input/Output por segundo) do que um produto com a tecnologia NAND tradicional. A Intel também diz que o SSD Optane tem 10 vezes mais densidade e é até 1 mil vezes mais durável que o NAND.

É importante observar que, apesar de a Intel falar em “1 mil vezes mais rápido”, a empresa não fala exatamente qual é o critério utilizado para medir essa diferença de velocidade, então é bom ter as expectativas no chão.

Intel SSD armazenamento memória RAM
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você