Substâncias químicas ajudam a identificar as sensações durante filmes

Pesquisadores do Instituto de Química Max Planck e da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, alegaram que as pessoas expiram componentes químicos em sua respiração que podem mostrar quais são seus sentimentos enquanto assistem a um filme.

A equipe instalou um espectrômetro de massa para verificar os componentes do ar. O equipamento media a composição a cada 30 minutos e através disso conseguiu coletar dados de 108 categorias de 16 filmes, incluindo Jogos Vorazes 2, O Hobbit e Carrie.

Os pesquisadores conseguiram identificar picos de concentração de substâncias químicas diferentes em cenas de comédia e de suspense. Apesar de ainda não saberem por que o corpo humano produz essas substâncias em maior quantidade nas partes emocionantes, eles acreditam que o motivo seja que as pessoas respiram de modo mais rápido em momentos de tensão ou alegria.

A pesquisa poderia ajudar cineastas a identificarem como o público reagiria a um filme. A equipe acredita ainda que o estudo pode oferecer dados para futuras pesquisas sobre a respiração humana e metabolismo.

 

Via Engadget

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ