blue gene

Supercomputador chega ao Brasil em 2010

Redação Olhar Digital 25/11/2009 16h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Suiça doa ao Brasil computador capaz de efetuar um trilhão de operações por segundo

Os suíços resolveram presentear o Brasil com o supercomputador Blue Gene. Capaz de efetuar um trilhão de operações por segundo, a máquina doada pela Escola Politénica Federal de Lausanne (EPFL), da Suíça, chegará ao país em 2010 e será instalada no Campus do Cérebro, em Macaíba (RN).

Coordenado pela Associação Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (Aasdap) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o projeto de pesquisa em neurociência será o primeiro no Hemisfério Sul a receber um supercomputador.

Miguel Nicolelis, neurocientista e presidente da Aasdap, acredita que a máquina será usada em várias áreas de conhecimento como análises de mudanças climáticas, modelos biológicos, genômicas, geológicas e de análises cerebrais.

O Ministério da Educação já se comprometeu a arcar com os custos de instalação da nova infraestrutura que o Campus do Cérebro exigirá para receber o Blue Gene e agora, o desafio é como trazer a máquina para o Brasil, já que ela pesa 2 toneladas e precisa ser transportada em funcionamento.

Segundo Fernando Haddad, ministro da Educação, o Campus do Cérebro tem atraído pesquisadores internacionais e a previsão do MEC é de que, ao longo dos próximos anos, sejam investidos R$ 100 milhões na instituição.
Computadores Supercomputadores Pesquisa Desenvolvimento Brasil
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você