Supercomputador é movido a pedaladas

SiCortex SC648 roda Linux e tem desempenho de meio Teraflop consumindo apenas 2 KW.

Durante a Wired NextFest, nos EUA, a SiCortex, empresa especializada no desenvolvimento de supercomputadores, fez uma demostração incomum: em seu stand um supercomputador SC648 fazia uma complexa análise genômica envolvendo bilhões de cálculos por segundo. A energia para alimentar o computador não vinha de um gerador, tampouco de uma tomada. Vinha de uma equipe de dez ciclistas, que pedalavam bicicletas equipadas com geradores, cada uma produzindo o equivalente a 260 Watts.

 

A demonstração foi uma forma que a SiCortex encontrou para enfatizar o baixo consumo de energia de suas máquinas, uma ordem de magnitude menor que sistemas tradicionais. O SC648 é, na verdade, um cluster autocontido, composto por 648 processadores customizados baseados na arquitetura MIPS64 rodando o Gentoo Linux. O sistema é capaz de atingir desempenho de meio Teraflop consumindo apenas 2 KW de energia.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ