Jakub F pirataria

Tcheco precisa de 200 mil views em vídeo para evitar pagar multa; veja

Gustavo Sumares 26/11/2015 13h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um cidadão da República Tcheca entfrenta um desafio bastante incomum: conseguir mais de 200 mil visualizações em um vídeo do Youtube ou pagar uma multa de 5,7 milhões de coroas (cerca de R$ 840.000).

Trata-se de um homem de 30 anos conhecido como Jakub F, que se tornou o primeiro tcheco a ser condenado por pirataria. A Business Software Alliance (BSA, aliança de software de negócios) acusou Jakub de copiar e distribuir diversos programas pagos, incluindo o Windows.

Após anos de perseguição digital, a polícia conseguiu rastrear Jakub e entrar em sua casa, confiscando seu computador, DVDs e um HD externo. Ele foi condenado a pagar um total de mais de R$ 840 mil em multas a empresas como Microsoft, Sony Music, HBO e Fox.

Negociação

Como ele não tinha todo o dinheiro, a BSA aceitou uma pena alternativa: estrelar em um anúncio de serviço público da Aliança contando sobre sua vida como distribuidor de arquivos restringidos por leis de mercado, e pagar uma multa bem menor. O vídeo, embedado abaixo, tem como título “The Story of my Piracy” (“a história da minha pirataria):

Mas há um porém nessa história: o vídeo precisa ter pelo menos 200 mil visualizações. Caso contrário, Jakub ainda terá que pagar o valor integral da multa. Portanto, mesmo que você não entenda tcheco, assistir ao vídeo acima pode ajudar Jakub a evitar uma dívida brutal.

Segundo o tcheco disse ao TorrentFreak, “No vídeo eu interpreto a mim mesmo e essa é uma história real. Eu a comecei compartilhando, e é compartilhando que eu gostaria de encerrá-la”. Diferente do casal do Mega Filmes HD, Jakub não passou tempo na cadeia.

Microsoft Youtube Windows Vídeo Sony Pirataria justiça
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você