Teclado

Teclado do computador pode ajudar no diagnóstico de Mal de Parkinson

Jeferson Goncalves, editado por Marcelo Gripa 03/04/2015 15h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um estudo conduzido por pesquisadores do MIT, nos EUA, avalia que é possível identificar o estágio inicial do Mal de Parkinson usando teclados de computador. A notícia é animadora porque a doença ainda tem difícil diagnóstico.



Ao realizar o estudo, os pesquisadores perceberam que as pessoas com algum problema de coordenação tinham padrões de datilografia diferentes. Para identificar essa variação, eles desenvolveram um software capaz de medir o tempo de duração de cada clique dado pelos participantes da pesquisa. Aqueles que tinham deficiência motora pressionavam as teclas por mais tempo.

Na maioria das vezes, quando o Mal de Parkinson se torna perceptível, grande parte do cérebro já está danificada. Entretanto, um diagnóstico precoce poderia permitir aos médicos um melhor planejamento e estratégias no tratamento.

Também é importante ressaltar que deficiências motoras não significam necessariamente Mal de Parkinson, tanto que o objetivo inicial dos pesquisadores era verificar os efeitos do cansaço. Somente após ter percebido que o estudo também poderia servir para a identificação da doença, a equipe pediu a ajuda de mais 21 pacientes para realizar os testes.

Antes que os médicos possam examinar seus pacientes de acordo com a digitação em um teclado, os resultados dessa pesquisa devem ser validados em outros estudos e com pessoas em vários estágios da doença.


Via MIT News

Saúde Tecnologia Ciência Teclado
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você