Logo Olhar Digital

Teclado especial permite digitar com a cabeça

Redação Olhar Digital 30/10/2007 12h42
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sensor transforma movimentos do pescoço em movimentos em um teclado virtual.

Engenheiros da companhia japonesa Actbrise desenvolveram um sistema que permite que pessoas tetraplégicas usem um computador normalmente. O conjunto é composto por um teclado especial, colocado acima do monitor, e um sensor colocado na cabeça. Apenas com movimentos da cabeça, o usuário move um cursor e seleciona teclas, como se estivesse digitando em um teclado normal. O sensor também pode ser usado para substituir um mouse, e há atalhos embutidos para tarefas comuns, como alternar entre janelas e programas abertos, copiar e colar, que requerem combinações com mais de uma tecla.

 

Inicialmente o teclado, com layout japonês, será comercializado apenas no Japão, mas o sistema pode ser adaptado a outros idiomas. O preço sugerido é bastante salgado: cerca de 1.800 Euros, o equivalente a R$ 4.600.

Gadgets
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você