Técnicas inéditas são usadas para encontrar novas espécies de micróbios

Pesquisadores encontraram 12.556 novas espécies sem ter que cultivá-las em laboratório; metagenômica foi uma das técnicas utilizadas

Leticia Riente, editado por Fabiana Rolfini 10/11/2020 09h32
Cientistas encontram mais de 12 mil novas espécies de micróbios
A A A

Uma equipe internacional de cientistas descobriu 12.556 novas espécies de micróbios. Apesar de não ser a primeira vez que pesquisadores fazem uma descoberta desta natureza, o novo estudo torna-se inovador considerando que as espécies não foram encontradas por meio do cultivo em laboratório, mas sim por meio de outras técnicas de sequenciamento. O resultado das análises foi publicado na Nature Biotechnology na segunda-feira (9).


Cabe destacar que o objetivo do trabalho foi analisar amostras de uma grande variedade de áreas para preencher alguns espaços existentes no conhecimento humano sobre micróbios.

Reprodução

Por meio de técnicas inovadoras de sequenciamento de genoma, cientistas descobriram mais de 12 mil novos micróbios. Créditos: Lightspring/Shutterstock

Metagenômica

Uma das técnicas utilizadas pelos cientistas para a descoberta dos micróbios foi a chamada metagenômica. De acordo com o geneticista e primeiro autor do estudo, Stephen Nayfach, a equipe foi capaz, por meio desta estratégia, de reconstruir milhares de genomas montados em metagenoma (MAGs, na sigla em inglês) diretamente a partir de amostras ambientais sequenciadas, sem a necessidade de cultivar os micróbios em laboratório. "O que torna este estudo realmente diferente dos esforços anteriores é a notável diversidade ambiental das amostras que analisamos", acrescenta o pesquisador.

Para que o estudo fosse possível, os pesquisadores tiveram acesso a um enorme banco de dados com mais de 10 mil metagenomas. Isso quer dizer que nos arquivos, a equipe pôde encontrar material genético de uma amostra ambiental. A partir das informações coletadas, os cientistas puderam extrair e clonar qualquer DNA e, então, sequenciar este material utilizando fitas de genoma, mesmo antes de tentarem encaixar esses pequenos pedaços de DNA novamente todos juntos.

Binning

Para unir novamente as amostras, outra técnica inovadora foi utilizada pelos cientistas. Por meio da denominada binning, a equipe foi capaz de juntar 52.515 MAGs.

"Realizamos montagem metagenômica e binning em 10.450 metagenomas globalmente distribuídos de diversos habitats, incluindo oceano e outros ambientes aquáticos, humanos e ambientes associados a hospedeiros animais, bem como solos e outros ambientes terrestres, para recuperar 52.515 MAGs" destacou a equipe.

Reprodução

Estudo é considerado inovador, pois permitiu a descoberta de micróbios, mesmo sem desenvolvê-los em laboratório. Créditos: Gorodenkoff/Shutterstock

Mas a real descoberta ocorreu neste ponto da pesquisa, quando os estudiosos observaram que 12.556 das mais de 50 mil MAGs nunca haviam sido sequenciadas antes. Sobre a importância da descoberta, os cientistas afirmam que "o catálogo expande a diversidade filogenética conhecida de bactérias e arqueas em 44%".

"Olhando pela árvore da vida, é impressionante quantas linhagens não cultivadas são representadas apenas por MAGs", falou Nayfach. "Embora esses genomas sejam imperfeitos, eles ainda podem revelar muito sobre a biologia e a diversidade de micróbios não cultivados", revelou o cientista, explicando ainda que muitas vezes faltarão partes do genoma se as análises forem feitas por meio de binning.

Fonte: Science Alert

Ciência estudo micróbios descoberta laboratório cientistas
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você