Tecnologia ajuda chefe a espionar os funcionários durante o expediente

Um sistema desenvolvido por uma empresa de Londres pode ajudar seu chefe a controlar todos os seus passos, analisar sua produtividade no trabalho e identificar quando você está mentindo para ele. O StatusToday acompanha as atividades do funcionário - desde os sites que ele visita a quantas vezes ele se levanta da mesa. Segundo a criadora da solução, a vantagem é identificar anomalias no comportamento das pessoas rapidamente.

O algoritmo identifica, por exemplo, se um usuário começa a copiar uma série de arquivos que não costuma acessar, o que pode ajudar a identificar roubos de informações confidenciais. Ele também pode encontrar atitudes inseguras dos empregados, como abrir um e-mail recheado de vírus.

Especialistas em privacidade, no entanto, criticam a medida. “Parece que eles estão usando a ‘aura’ em torno da inteligência artificial para dar um ar de legitimidade à vigilância no local de trabalho, exatamente como acontecia antigamente”, explica Javier Ruiz Diaz, diretor de políticas do Open Rights Group.

"Os funcionários devem ter clareza sobre quais informações são coletadas, como elas são processadas e quais são as consequências", detalha. 

Via NewScientist

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ