Tecnologia da Disney vai identificar dispositivos por campo magnético

Uma tecnologia desenvolvida pela Disney Research funciona como uma espécie de scanner capaz de identificar dispositivos tecnológicos de acordo com o campo magnético que formam. Os pesquisadores descobriram que cada pedaço de tecnologia emite seu próprio sinal eletromagnético, mesmo quando são da mesma marca e modelo, e a partir disso conseguiu desenvolver o scanner, que se guia por ondas de rádio.

Os pesquisadores testaram o aparelho em 40 dispositivos, incluindo lâmpadas, iPhones e MacBooks. Apesar de os resultados terem sido variados, o scanner identificou, pelo menos, em 86% das vezes todos os dispositivos. Com exceção dos iPhones, que tiveram 71,2% ocorrência de acerto, de acordo com os pesquisadores, o celular tem uma distribuição de freqüência que pode facilmente se sobrepor a outros modelos.

De acordo com a Disney, a tecnologia pode auxiliar ferramentas de gestão e controle de estoque, além de poder reduzir custos, uma vez que etiquetas RFID, que podem ser usadas geralmente, têm um custo caro. Através do scanner, as empresas poderiam aproveitar os sinais eletromagnéticos de seus dispositivos para terem controle do estoque sem sequer precisar tocá-los.

 

Via Engadget

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ