Emojis

Tem dificuldade para entender alguns emojis? Isso pode mudar em breve

Redação Olhar Digital 20/05/2015 18h25
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Unicode, organização que tem como objetivo tornar a linguagem digital o mais acessível e padronizada possível, lançou um quadro com sugestões de mudanças para os emojis, de forma a torná-los mais inteligíveis e evitar ambiguidades entre plataformas. As mudanças devem ser implementadas numa futura atualização do Unicode.

A principal motivação da Unicode ao escrever as sugestões foi melhorar o entendimento de alguns dos emojis. Aquele que mostra duas mãos unidas cercadas de luz, por exemplo, muitas vezes é interpretado como um "high-five". No entanto, ele deve retratar, segundo a organização, "tristeza, arrependimento" ou ainda sugerir que a pessoa está "implorando".

Essa má compreensão se deve, em parte, à diferença entre as interpretações da Apple, do Android e do Windows para os mesmos códigos de emoji. As figurinhas do Android e do Windows para o emoji citado acima, por exemplo, não dão margem a essa ambiguidade.

O famoso emoji do "cocô feliz" também dá margem a ambiguidades, já que ele tem olhos e um sorriso simpático na versão da Apple. As versões do Android e do Windows, porém, mostram apenas um cocô, o que pode gerar sérios problemas de entendimento entre as plataformas. 

Outras sugestões da Unicode envolvem alterar alguns dos emojis que mostram duas pessoas namorando ou apaixonadas para que as figurinhas se tornem neutras em termos de gênero. Isso permitiria que elas fossem usadas em mais situações.

Windows Apple Android Facebook iOS Windows Phone Whatsapp
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você