MAGMA

Teste do protótipo de um novo tipo de aeronave é bem-sucedido

Maria Dourado, editado por Roseli Andrion 07/05/2019 08h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Chamada de MAGMA, a aeronave promete ser mais leve e econômica, já que dispensa várias superfícies móveis

As aeronaves convencionais têm uma série de superfícies móveis, como flaps e ailerons, para controlar o fluxo de ar nas asas. A Magma é uma aeronave não tripulada que usa jatos de ar para fazer manobras durante o voo.


O protótipo foi desenvolvido no Reino Unido por pesquisadores da Universidade de Manchester em parceria com engenheiros da BAE Systems. Ele substitui as superfícies de controle pelo sopro de ar supersônico, o que abre caminho para criar aviões mais eficientes, leves e econômicos.

O avião foi testado com sucesso no mês passado. O primeiro voo de teste, no aeródromo de Llanbedr, no norte do País de Gales, demonstrou duas tecnologias de controle de ar projetadas para substituir flaps e ailerons:

  • controle de circulação da asa: que retira o ar quente do motor do avião e sopra-o a uma velocidade supersônica através de pequenos sulcos na borda da asa para controlar a aeronave;
  • impulso do vetor fluídico: que controla o avião com sopros de jatos de ar no bocal de exaustão para orientá-lo para cima ou para baixo.

Os engenheiros da BAE Systems acreditam que esse design resultará em aeronaves mais confiáveis, mas também mais furtivas. Isso porque o número de buracos e bordas, que permitem que elas sejam observadas no radar, são reduzidos.

Tecnologia avião Indústria de tecnologia aeronave
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você