TIM quer deixar 4G até três vezes mais rápido

A operadora TIM anunciou na última terça-feira, 27, que implementará um sistema de agregamento de bandas 4G (LTE) para que a velocidade de download e upload aumente. A expectativa é de que a velocidade seja de até 260 mbps, o que fará com que os downloads fiquem até três vezes mais rápidos, enquanto os uploads fiquem duas vezes mais rápidos.

Batizado de Thee Carrier Aggregation (3xCA), o sistema permite que os dispositivos móveis se conectem em três frequências de 4G (2600 MHz; 1800 MHz e 700 MHz). A princípio, a tecnologia agregará apenas duas frequências (2600 MHz e 1800 MHz), com velocidade de até 150 mbps. A faixa de 700 MHz provavelmente só será acrescentada em 2017, quando for implementada aqui no Brasil.

A ideia é boa, mas poucos dispositivos serão capazes de aproveitá-la, pelo menos no começo. Apenas os iPhones 6 e 6S (e versões plus) e os Galaxy S6 e S6 Edge suportam a faixa, mas espera-se que a partir de do ano que vem mais smartphones possam se beneficiar.

Apesar de o início da implementação do projeto acontecer ainda esse ano, sua massificação deverá acontecer apenas em 2016.


O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ