Toyota cria dispositivo vestível que ajuda a guiar deficientes visuais

A Toyota anunciou, na última segunda-feira, 7, que está trabalhando com o Toyota Partner Robot Group para desenvolver um dispositivo que ajudará pessoas com deficiência visual a se locomoverem com mais segurança em ambientes internos.

Batizado de BLAID, o produto é uma espécie de cachecol plástico que passa ao usuário informações do entorno. Ele faz detecção de objetos, incluindo sinalização, placas de banheiros, escadas (estáticas e rolantes), elevadores, portas, saídas e vitrines.

No futuro a empresa pretende incluir sistemas de mapeamento, identificação de objetos e reconhecimento facial. A ideia é que a pessoa possa se guiar por meio de sinais sonoros e vibrações, e que se comunique com o dispositivo com ajuda de botões e comandos de voz.

O protótipo atual, desenhado como uma ferradura gigante, ainda não está pronto sequer para testes públicos, portanto não há previsão de lançamento e, muito menos, faixa de preço. Mas a empresa promete abrir a fase beta em breve.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ