Tráfego de internet global superará a marca de 1 zettabyte em 2016

Você sabe quanto é 1 zettabyte? Provavelmente não, mas tudo bem. Trata-se de um número absurdo de bytes, aproximadamente 1 sextilhão deles (ou 1 trilhão de gigabytes se facilitar a imaginação). Este número é importante porque 2016 marcará o ano em que a internet superará esta quantidade de dados usados ao longo do ano.

A pesquisa da Cisco projeta o crescimento do tráfego de internet até 2019, e traz este dado específico da internet já para este ano. A tendência observada pela empresa é que o o tráfego de dados continue crescendo em alto ritmo, dobrando nos próximos três anos, alcançando a marca de 2 zettabytes.

O estudo indica que nós poderemos passar a marca do zettabyte neste ano muito graças à popularização do smartphone, que multiplica o volume de dados circulando na rede. A expectativa é que até 2020 5,5 bilhões de pessoas estarão com um aparelho do tipo em seus bolsos. Os tablets e relógios inteligentes também elevarão o tráfego de dados online.

Durante o horário de pico, a Cisco também prevê um aumento significativo do tráfego de dados. A expectativa da empresa é que o volume de informação que circula durante os 60 minutos mais ativos do dia aumentará em 3,4 vezes em comparação com 2014, chegando a 1,7 petabits por segundo em 2019.

Também é importante observar que todas pessoas conectadas consumirão muito mais dados do que antigamente. Se em 2014, o volume era de 6 gigabytes per capita, a expectativa é que este número triplique até 2019, chegando a 18 GB por pessoa.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ