tv

TV em excesso prejudica desenvolvimento infantil

Redação Olhar Digital 16/07/2008 14h42
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Segundo estudo, os pais deveriam limitar a exposição das crianças à televisão

Um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Massachusetts com crianças nos Estados Unidos sugere que a televisão ligada pode prejudicar o desenvolvimento da criança, mesmo que ela não esteja olhando para a tela.

Foram analisadas 50 crianças com idade entre 1 e 3 anos. As crianças brincaram em um laboratório durante uma hora – metade do tempo com a televisão ligada e metade, desligada.

Quando o aparelho estava ligado, sintonizado no programa de auditório Jeopardy!, as crianças olhavam para a tela apenas 5% do tempo – algumas delas apenas por segundos.

Apesar disso, os resultados indicaram que, quando a televisão estava ligada, as crianças brincavam por um período mais curto de tempo e se concentravam menos em cada brinquedo.

"Por isso, a televisão ao fundo atrapalha o comportamento na hora de brincar em crianças novas, mesmo quando elas prestam pouca atenção à tela", diz o estudo, publicado na revista cientifica Journal of Child Development.

 

Desenvolvimento

Segundo os pesquisadores, os resultados têm implicações no desenvolvimento cognitivo infantil. "A televisão ligada, como uma fonte de distração em constante mudança, atrapalha os esforços da criança em manter a atenção enquanto está brincando", afirmou Marie Evans Schmidt, que liderou a pesquisa. Ela ainda completa: "Trata-se de um fator de risco crônico que afeta o ambiente da maioria das crianças norte-americanas", diz. Para Schmidt, o ideal é que os pais limitem o tempo de exposição de seus filhos ao aparelho.

Comportamento Saúde Televisão
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você