UE pode multar Google em US$ 7,4 bi por adotar práticas anticompetitivas

O Google está na mira da União Europeia. Reguladores antitruste do bloco podem multar a empresa caso não seja encerrada a concessão de incentivos financeiros para que fabricantes de smartphones pré-instalem seu mecanismo de buscas de forma exclusiva em aparelhos com sistema operacional Android.

Caso a empresa seja justada culpada, ela poderá ter que pagar uma multa de US$ 7,4 bilhões.

Os reguladores também querem evitar que o Google force os fabricantes a pré-instalar seus aplicativos proprietários se isso restringir a capacidade das empresas de utilizar sistemas operacionais concorrentes.

A UE alega que o Google usa a dominância do seu sistema operacional para impedir o avanço de rivais. A comissão começou a investigação após queixa, em março de 2013, da FairSearch, um grupo de lobby apoiado por empresas que querem assegurar que não terão desvantagens devido ao domínio da gigante da tecnologia sobre o mercado de buscas.

Além disso, também está sendo investigado se a companhia favoreceu seu próprio serviço de compras em desfavor dos rivais.

Via Reuters

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ