Um dos recursos mais marcantes do Android pode estar perto da extinção

Uma das características mais marcantes do Android pode estar com os dias contados. A “gaveta de aplicativos”, que reúne todos os apps instalados e permite que nem todos eles ocupem um espaço na tela inicial virou um recurso opcional no Galaxy S7. Considerando que a Samsung é o maior nome do mercado de Android, isso pode significar um mau sinal para quem é fã do recurso.

Foi descoberto que, nas configurações do S7, há uma área chamada Samsung Labs, que permite a remoção da gaveta de aplicativos. Assim, tudo que é instalado vai direto para a tela inicial do smartphone, como acontece no iOS. O ícone responsável por abrir esta janela na parte inferior da tela desaparece, abrindo espaço para outro atalho da preferência do usuário. 

Reprodução 

Os usuários mais avançados (ou com mania de organização) costumam gostar da gaveta de aplicativos porque ela permite eliminar a poluição da tela inicial, permitindo escolher o que é exibido e o que é escondido, além de permitir maior liberdade de organização. As fabricantes que já abandonaram o recurso, dizem que isso acaba confundindo o usuário comum, que não tem tanta intimidade com o sistema.

Assim, a questão da organização de ícones e customização de interface ficam um pouco mais complicadas para o usuário comum. O que ele pode fazer é trocar os ícones de posição ou colocá-los em pastas, mas invariavelmente todos os aplicativos instalados ficam na tela inicial, disputando espaço também com widgets.

Reprodução 

O LG G5 é outro que eliminou de vez a gaveta. Empresas chinesas em ascensão já não valorizavam muito o recurso, como é o caso da Xiaomi e da Huawei, que há tempos eliminaram esta funcionalidade. Alguns rumores também indicam que o Android N, que será apresentado mais perto do fim do ano, também colocará um fim na gaveta de aplicativos nativamente. Se isso se confirmar, vai ser difícil encontrar alguma empresa que continue apostando no recurso.

Provavelmente iremos descobrir o destino final da gaveta de aplicativos ao longo do ano. A Samsung e a LG vão eliminar o recurso permanentemente ou ele continuará existindo como opção? Elas serão as únicas empresas a mexer nisso? E o Android N? Se não houver opção, será possível instalar um launcher que libere esta função? Infelizmente as respostas ainda não existem.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ